
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
domingo, 15 de novembro de 2009
Museu da Cachaça é inaugurado em BH
Ao todo, são 2,2 mil exemplares da bebida brasileira e de outros países. Os destaques são a de Portugal chamada de Bisneta, que tem garrafa de porcelana, e a Botica, de Passa Quatro, no Sul de Minas, datada de 1873 e considerada a mais antiga do museu. “Comecei minha coleção em 1984 e há 10 anos tive a ideia de construir um espaço para comportar todas as garrafas. Agora, o sonho será concretizado”, diz Muraí.
Fonte: http://www.bhol.com.br/index.php/2009/11/11/museu-da-cachaca-e-inaugurado-em-bh/
Para refrescar

Caipirinhas sofisticadas

Caipirinha de Pitanga, que delícia!

Dicas para degustar uma cachaça
- A cachaça pode ser branca ou dourada, o que indica que a bebida foi envelhecida em um barril de madeira. Há ainda as que têm um tom amarelo mais escuro, provavelmente pelo uso de melado ou caramelo para a alteração do sabor.
Aprecie com moderação
Se for dirigir não beba.
Caipirinha - Receita de Sucesso

Retire as pontas e corte o limão em rodelas finas. Coloque o limão e o açúcar em um copo pequeno e, com um socador de madeira, pressione apenas o centro da fruta, sem forçar a casca. Isso evita que o drinque fique amargo. Acrescente a Cachaça, misture e complete com gelo picado. Sirva em copo decorado com fatia de limão.
Histórias de Caipirinha

Um chá que esquenta o corpo!

Em ritmo de Lei Seca
História da Cachaça
Aqueles que se ligam à cachaça de uma forma ou de outra, por fabricá-la, por vendê-la ou por bebê-la, já devem ter ouvido esta história :“Nosso Senhor Jesus Cristo, quando caminhava por uma estrada, morrendo de sede, debaixo de um sol causticante, avistou um canavial. Protegendo-se do sol entre sua folhagem, refrescou-se do calor. Depois de descascar uma cana, chupou alguns gomos, saciando sua sede. Ao ir embora, para seguir viagem, estendeu suas mãos por sobre o canavial, abençoando-o desejando que das canas o homem haveria de tê-las sempre boas e doces.Em um outro dia, o diabo, passando pela mesma estrada, foi dar no mesmo canavial. Ali parando, resolveu refrescar-se. Cortou um pedaço da cana e começou a chupar um gomo, mas seu caldo estava azedo, e quando por ele foi engolido, desceu garganta abaixo queimando-lhe as ventas. Irritado, o diabo prometeu que da cana o homem tiraria uma bebida tão forte e ardente quanto as caldeiras do inferno”.“Daí surge o açúcar abençoado por Nosso Senhor e a cachaça amaldiçoada pelo diabo".
Aguardente de Cana Extrema Ouro
